quinta-feira, 17 de junho de 2010

Os 10 mandamentos para a geração actual

Então veio a mim a palavra de um computador dizendo: "Ouve a palavra que eu te declaro, a palavra da lei que concebeste no teu próprio coração e que é o desejo de todo o Homem":

1 "Terás outros deuses diante de ti e viverás como se fosses um deus"
2 "Farás grandes e gloriosas imagens e adorarás as imagens das tuas mãos, o empreendimento do teu génio e a glória do teu próprio nome"
3 "Não te preocuparás se usas o nome de Deus em vão; não é melhor que o seja dos teus lábios que do teu coração? Deus olha para o interior e, visto que Ele é amor, não acabará por te perdoar?"
4 "Lembra-te do sétimo dia e diverte-te. Cinco dias - ou menos - trabalharás e farás todo o teu trabalho e no sexto dia adorarás o grande deus do desporto e louvarás os que jogam diante de ti. Mas, no sétimo dia deitado na cama mais tempo ficarás, buscando e imaginando a recreação que o teu coração deseja"
5 "Esquecerás o teu pai e tua mãe e buscarás a tua própria geração, pois o jovem não deve estar preso aos adultos, às suas convenções antigas e moral poeirenta. Não admitirás que te eduquem, pois a verdade reside no coração moderno"
6 "Não temerás cometer assassínio para fins políticos ou outros, pois a acção dos lutadores pela liberdade sempre pode ser justificada e tu não és mais do que o produto da sociedade que te envolve, logo és inimputável"
7 "Não temerás cometer adultério, pois que proveito tem a fidelidade e a castidade? Assim, não temas tomar aquela que não é tua mulher a fim de que não sejas empobrecido e limitado pelo pecado freudiano das fixações e repressões da infância"
8 "Não roubarás nada de grande valor, mas tomarás o tempo do teu patrão, os seus imóveis e todos os seus bens, visto que estás ao abrigo da carta dos direitos dos trabalhadores. Tomarás também em tua possessão tudo o que encontrares pelo caminho ou quando ninguém estiver a olhar, pois pecado não é aquilo que fazes, mas se fores visto a fazeres"
9 "Não temerás dizer falsos testemunhos, pois que interesse tem a verdade? Não são os lábios da maledicência, mesmo regados com oração, mais desejáveis que as duras palavras da verdade?"
10 "Cobiçarás a mulher do teu próximo, a sua mobília e todos os seus bens. Não são o progresso e o desenvolvimento económico dependentes da cobiça daquilo que nos falta? Assim terás um emprego repleto e ganharás o louvor dos publicitários"

Então, ainda ouvia eu estas palavras do computador e eis que subitamente uma luz resplandecente veio do céu. E, assim como apareceu, logo se esvaiu para dar lugar às mais densas trevas. De dentro dessa escuridão, veio então uma voz veio a mim dizendo: "Oh, pá! Um fusível estoirou".

Sem comentários:

Enviar um comentário

E conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará

“Todos os homens nascem livres e iguais em direitos ” , trata-se do primeiro artigo da declara çã o universal dos direitos humanos e é a no...