domingo, 4 de abril de 2010

Tradução moderna de Hebreus 11 - O Justo pela dúvida viverá!

"E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Voltaire e Russel; de Hume e Darwin, e também de Sartre e Kant; e de todos aqueles teólogos que, através da dúvida, criaram a devastação no reino dos fiéis e calaram a boca dos seus críticos. Pela dúvida apagaram os fogos da verdade, enfraqueceram os que eram fortes e destroçaram os exércitos dos simples crentes. Pela dúvida reviveram das heresias antigas e trouxeram novamente à vida as mentiras de um passado distante.

Eles foram publicados, festejados, tornados famosos e aplaudidos por grandes audiências, apareceram nos media afim de granjear grande renome (homens dos quais o mundo era digno).

Ora, todos estes obtiveram bom testemunho, sendo hábeis na arte da publicidade. E deram-nos a promessa, se nós também aprendermos a duvidar, poderemos como eles igualmente chegar à plenitude da maturidade contemporânea pela qual duvidaremos de tudo.

Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos uma tão grande nuvem de duvidadores, desembaracemo-nos de todo o peso da fé que tenazmente nos assedia, e corramos atrás deles de modo a que nós, também, não creiamos em nada".

Sem comentários:

Enviar um comentário

E conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará

“Todos os homens nascem livres e iguais em direitos ” , trata-se do primeiro artigo da declara çã o universal dos direitos humanos e é a no...